Fale Connosco

+351 249 534 069

Procurar
Close this search box.

O Nosso Azeite

Conheça Um Pouco Mais Sobre o Nosso Azeite

Durante séculos, a agricultura foi praticamente a única forma de subsistência para os habitantes da região de Fátima. A cultura mais importante era a da oliveira, apesar das dificuldades do terreno calcário, a oliveira encontrou aqui um clima adequado, nitidamente mediterrânico, com invernos rigorosos e verões quentes e secos.

Os tipos de oliveira mais comuns na região de Fátima eram a lentisca e a verdeal. A colheita da azeitona mobilizava todos os membros da família durante os meses de novembro, dezembro e às vezes janeiro. O azeite era considerado de extrema importância, pois além de servir como condimento alimentar, era utilizado para iluminação e fins medicinais. As borras da azeitona eram aproveitadas para fazer sabão.

A marca Azeite Fátima entrou no mercado com o objetivo de dar a conhecer ao mundo o azeite produzido pela Cooperativa de Olivicultores de Fátima. Proveniente de olivais tradicionais de pequenos produtores este azeite é obtido através da combinação dos três tipos de azeitona encontrados nesta região, são eles a lentisca, a verdeal e a galega e é extraído a baixas temperaturas, de forma a preservar os compostos voláteis presentes na polpa da azeitona que são responsáveis pelo aroma e sabor do azeite.

A cor por ele apresentada é verde amarelada, variando de acordo com o estado de maturação das azeitonas que lhe deram origem e a acidez é bastante baixa, variando entre 0.2% e 0.6%, proporcionando assim uma fácil digestibilidade. A marca Azeite Fátima preza apoiar o agricultor e valorizar um produto regional de excelente qualidade que tanta história tem para apreciar.

plugins premium WordPress