Azeite Fátima
História

A Coop. de Olivicultores de Fátima, foi constituida em 1951, tendo sido fundada por José Joaquim, sócio nº1.
Na altura o lagar arrancou com três prensas e um moinho de galgas troncocónicas.

Em 1970 novos investimentos foram efectuados, tendo sido instalado um novo moinho, uma nova prensa e uma centrifuga, que trouxe uma “revolução para os lagares da zona” na forma de produção do azeite, pois até a data todo o azeite produzido era obtido unicamente por método de decantação em tarefas, desta forma melhorou-se a qualidade do azeite obtido e aumentou-se a capacidade de produção do mesmo.

Preocupando-se com a questão ambiental nomeadamente com as aguas russas produzidas durante o processo de obtenção do azeite e de forma a aumentar a capacidade de produção de azeitona laborada, procurando assim dar resposta ao aumento de entregas de azeitona por parte dos seus associados; procedeu-se á instalação em 1994 de um sistema continuo ecológico com capacidade de 70t/dia, bem como de um pátio de recepção/limpeza/lavagem de azeitona com capacidade de 20t/hora , o que permitiu aos associados entregar a azeitona no lagar sem necessitarem de a trazerem limpa do olival. Foram também instalados depósitos em inox com capacidade de 152 000l. A Coop, de Olivicultores de Fatima CRL, demonstrava uma vez mais capacidade de liderar a inovação necessária no processo de transformação de azeitona, de forma a obter o melhor azeite.

Em 2006 devido ao aumento do número de associados que cada vez procediam a entrega de mais azeitona, foi efectuado um novo investimento, uma nova linha de laboração de azeitona com capacidade de 130t/24 horas, mais depósitos em inox (201 000 l), bem como um filtro de azeite e uma enchedora de embalagens de azeite, digamos que completávamos o ciclo de produção do azeite.

Novos desafios procuramos, em 2010 criamos a marca de "Azeite Fátima", procuramos assim que a marca do nosso azeite levasse o nome da cooperativa, o local de culto e o nome da cidade; tornando assim o nome marca de azeite mais conhecido…

No seguimento do desenvolvimento da marca "Azeite Fátima" em 2011 apresentamos um projecto no âmbito do PRODER visando a recuperação do lagar antigo, para uma sala oleoturismo onde se possam efectuar eventos e promover o "Azeite Fátima", junto de turistas público e profissionais do sector. No mesmo projecto pretende-se instalar um segundo pátio de limpeza/lavagem de azeitona com a capacidade de 50t/hora e 2 tegões de 30t de capacidade armazenagem de azeitona cada; procuramos assim diminuir o tempo de espera na entrega da azeitona por parte dos nossos associadas.
Não deixando de olhar para o ambiente de uma forma atenta a Coop de Olivicultores de Fátima tem previstos investimentos de carácter ambiental, uma etar para efectuar o tratamento da água de lavagem da azeitona e um separador polpa caroço, servido este para alimentar a caldeira implementando assim um sistema de coogeração.

(C) Azeite Fátima
Telefone: 249 534 069
Email: geral@azeitefatima.com
Rua da Cooperativa nº 58
2495-554 Fátima, Portugal
ok
Facebook Siga-nos no Facebook! Contacte-nos