Azeite Fátima
O Azeite

Desde tempos imemoriais que a agricultura foi praticamente o único meio de subsistência dos habitantes da região de Fátima. A cultura mais importante era a da oliveira, se bem que, devido às condições do terreno calcário, se tivesse procedido ao escavar da rocha, de modo a criar uma cavidade que, cheia de terra, permitisse plantar a oliveira. Apesar destas dificuldades, a oliveira encontrava aqui um clima propício, nitidamente mediterrânico - invernos rigorosos e estios quentes e secos.
Os tipos de oliveira mais vulgares na região de Fátima, eram a lentisca[1] e a verdeal[2] . A apanha da azeitona mobilizava todos os membros da família ao longo de Novembro, Dezembro e, por vezes, Janeiro. No inicio do século XX não se utilizavam panos de azeitona. Os homens subiam às oliveiras e «repinhavam-na» para o chão. As mulheres apanhavam-na para as chamadas cestas da azeitona, em vime escuro. A introdução dos panos de azeitona veio simplificar este trabalho.
O azeite era considerado de extrema importância, dado que para além de servir de condimento alimentar, servia para a iluminação e para as mezinhas curativas. Também eram aproveitadas as borras para se fabricar sabão.
Dos lagares de varas saía o bom azeite que, conservado nas pias de pedra lioz, nas talhas de barro ou de chapa zincada, devia chegar para todo o ano. Pelos anos 30 havia cerca de uma dúzia de lagares de varas na freguesia. Actualmente apenas existe o lagar da Cooperativa que recebe o produto de todos os olivicultores da freguesia.

______________________________

[1] Com boa funda, nas variedades de folha miúda ou oblonga. Produz frutos pequenos, donde se extrai um azeite característico, pela cor esverdeada e sabor queimoso.

[2] A Viridula, vulgo Verdeal, igualmente de boa funda, cujos frutos arredondados, são muito aprecidados para consumir. O seu azeite é dourado e o paladar adocicado. É muito resistente ao frio.

 

(C) Azeite Fátima
Telefone: 249 534 069
Email: geral@azeitefatima.com
Rua da Cooperativa nº 58
2495-554 Fátima, Portugal
ok
Facebook Siga-nos no Facebook! Contacte-nos